Materiais e Recursos para Elearning (UC 12019)

Atividade - Construção de um artefacto sobre as potencialidades e desafios dos Recursos Educacionais Abertos (REA).

LOGOTI~2.PNG

Introdução

O recurso às novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) tem facilitado o desenvolvimento à procura do conhecimento. Vivemos numa sociedade em rede, através da Internet. Em pouco instantes, conseguimos acompanhar informações apresentadas noutros continentes, em tempo real.

A vida mudou. Os recursos que permitem chegarem ao conhecimento também. Antes éramos sujeitos passivos de informação, através dos jornais, da rádio ou da televisão. Hoje a Internet revolucionou a forma de obtermos conhecimento. A sociedade assiste a diversas transformações e as motivações de cada um de nós também são diferentes. Vivenciamos uma nova Era, a digital! Na rede, questionamos os saberes, perguntamos a quem sabe, temos respostas. Estamos num mundo de partilha em que a colaboração é essencial.

Origem

Neste sentido, surgiram há dez anos, os Recursos Educacionais Abertos (REA), criados pela Organização das Nações Unidas para a UNESCO, com o objetivo de possibilitar que a educação chegue a todos. Tendo em consideração esta perspetiva, a UNESCO tem vindo a realizar um conjunto de debates e fóruns de discussão sobre esta matéria. Podemos conhecer este relatório no link disponibilizado em seguida:

http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002136/213605e.pdf, disponível em 05 de dezembro de 2013.

Em língua inglesa a terminologia para designar os REAs denomina-se OERs, ou seja, “Open Educational Resources”, sendo estas as siglas mais utilizadas mundialmente. Este conceito foi defendido pela UNESCO/Commonwealth of Learning.

“The open provision of educational resources, enabled by information and communication technologies, for consultation, use and adaptation by a community of users for non-commercial purposes.”

Podemos aceder a esta definição no seguinte link:

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/international_forum_discusses_policies_for_use_of_open_educational_resources/, disponível a 05 de dezembro de 2013.

Cronologia
2001 – Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) disponibiliza quase todos os seus cursos por via online.
2002 – UNESCO organiza o primeiro fórum global sobre os recursos educacionais de livre acesso. Surge a denominação de Recursos Educacionais Abertos (REA).
2005 – UNESCO em parceria com a Fundação Hewlett cria um wiki, à escala mundial, sobre os REAs para trocar informações e trabalhar de forma colaborativa.
Atualmente – UNESCO desenvolve uma nova plataforma inovadora de recursos educacionais abertos. Este recurso pretende disponibilizar as publicações da Organização de livre acesso. Professores, alunos e profissionais da educação poderão utilizar, copiar, adaptar e partilhar a informação livremente.

REA – conceito, potencialidades e desafios
Apresenta-se seguidamente dois ficheiros com um breve resumo sobre o conceito de REA, potencialidades e desafios. O ficheiro em formato "pez" (realizado com recurso ao software "prezi") poderá ser trabalhado e melhorado.



Os REAs devem estar licenciados conforme as normas internacionais que podem ser: CC – Creative Commons; GNU – General Public License; PD – Public Domain.

Conclusão
O mundo está em mudança. Felizmente, o monopólio da informação já não pertence apenas a alguns. Hoje em dia constatamos uma diversificidade de conceitos que podemos trocar, partilhar, melhorar, utilizar, reutilizar e redistribuir na rede. Estamos todos ligados. Na rede são publicados muitos artigos, publicações diversas, mensagens em fóruns. Todos devemos ter a preocupação por apresentar estes conhecimentos com grande qualidade, para proporcionar confiança aos usuários da Internet. Os Recursos Educacionais Abertos têm vindo a contribuir para tudo isto. Todos temos de participar!Podemos ainda acrescentar que os REAs possibilitam que qualquer usuário os possa utilizar em qualquer parte do mundo, garantindo uma aprendizagem ao longo da vida, com potencialidades e múltiplos desafios.

Bibliografia
Dutra, Renato et al., RE. Acedido em dezembro, 2013, dehttp://www.cinted.ufrgs.br/ciclo9/artigos/4fRenato.pdf

Mota, J. (2011). Recursos Educacionais Abertos: Potencialidades e Desafios [Apresentação]. Acedido em dezembro, 2013, de http://www.slideshare.net/josemota/recursos-educacionais-abertos-potencialidades-e-desafios


UNESCO (2013), Open Educational Resources, Acedido em dezembro, 2013, de
http://www.unesco.org/new/en/communication-and-information/access-to-knowledge/open-educational-resources/


Weller, Martin. Standing Up For Little OER. Acedido em dezembro, 2013, de http://www.slideshare.net/mweller/standing-up-for-little-oer

Wiley, David (2011). On OER – Beyond Definitions. Iterating toward openness. Acedido em dezembro, 2013, de http://opencontent.org/blog/archives/2015



Licença Creative Commons
Licença Creative Commons